​É pandemia, para onde eu vou?

Mini Documentário de 2020

Durante julho e agosto de 2020, o DiCampana Foto Coletivo acompanhou um pouco do dia a dia na Ocupação Jardim Julieta na zona norte de São Paulo e produziu o mini doc "É pandemia, para onde eu vou?", trabalho feito em parceria com o UOL.

Com a pandemia de coronavírus, milhares de pessoas perderam o emprego, ficaram sem dinheiro e foram despejadas de suas moradias. A situação fez aumentar o número de moradores na Ocupação que hoje conta com 840 famílias.

Ficha Técnica:
Direção: Gsé Silva, José Cícero e Léu Britto
Fotografia: Gsé Silva, José Cícero e Léu Britto
Produção e Pesquisa: Dicampana Foto Coletivo
Edição e Finalização: Gsé Silva
Coordenação: Fernanda Schimidt e Lígia Carriel

​Por Conta Própria

Mini Documentário de 2019

Literalmente embaixo de um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo (a mais rica da América Latina), no meio das tardes vendedores ambulantes circulam entres carros, motos e caminhões que trafegam pela Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, para garantirem a sobrevivência fora do mercado de trabalho formal, com carteira assinada.

 

Junto a não mais que uma dezena de vendedores, atua o casal Anderson Grenfell e Mariluce dos Santos. Ambos estão há anos trabalhando como vendedores de pipoca, pururuca, água e chocolate entre as faixas da Marginal Pinheiros quando o transito se intensifica.  Uma jornada que gira em torno de 6 horas ininterruptas. Só estão liberados quando o transito flui.  

No país, os trabalhadores por conta própria chegaram a 24 milhões de pessoas. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, o número de trabalhadores autônomos no Brasil é recorde da série histórica, iniciada em 2012.

Ficha Técnica:
Direção: DiCampana Foto Coletivo
Imagens: Gsé, Léu Britto e José
Drone: José
Edição e finalização: Gsé
Produção: DiCampana Foto Coletivo

Esta matéria faz parte do projeto #NoCentroDaPauta​, uma realização dos coletivos Alma Preta, Casa no Meio do Mundo, Desenrola E Não Me Enrola, Imargem, Historiorama, Periferia em Movimento, TV Grajaú - SP, DiCampana Foto Coletivo, Nós, mulheres da periferia, com patrocínio da Fundação Tide Setubal.